Atendimento deve ser o principal alvo em tempos de crise

Fonte: Administradores
24/11/2017
Gestão

Depois do levantamento divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), sobre os indícios da recuperação da economia brasileira, algumas empresas já começam a se reerguer no mercado. O setor de serviços, no entanto, demorará um pouco mais para sentir estes efeitos, já que depende diretamente do que ocorre no bolso do consumidor. Portanto, este é o momento certo para investir na sua infraestrutura e no atendimento ao cliente, pois quando a crise passar de vez, o seu negócio vai decolar de vez.

Os empresários e administradores se deram conta que a imagem da companhia e a fidelização de clientes dependem também da impressão que se passa na comunicação interpessoal. Principalmente, porque as companhias são muito cobradas pelo atendimento ao cliente, tanto pela agilidade como pela prontidão, por isso, nunca se falou tanto na eficiência da conversação e no tempo gasto na troca de informações ou negociações.

Mas, para isso não basta apenas ter profissionais competentes nas áreas diversas que envolvem algum tipo de atendimento, que vão desde a recepção pessoal ou telefônica, passando pelo processo de negociação e venda, fechamento de contrato, administrativo, financeiro, entrega, entre diversos outros departamentos. É necessário investir em ferramentas e tecnologias que garantam a eficiência de todo processo, ou seja, hoje também não basta ter apenas algumas linhas telefônicas, aparelhos ou PABXs com funções básicas, é necessário investir em tecnologia que agilize todo o processo evitanto esperas longas ou processos burocráticos demais. Se conferirmos as pesquisas, iremos ver que no topo das reclamações de atendimentos por telefonia em diferentes ramos de negócios estão justamente a demora, o passar de uma pessoa para outra, sem que ninguém resolva nada, e o descaso no procedimento.

Porém, antes de investir em tecnologia, é necessário buscar empresas que façam um projeto customizado de ferramentas que atendam especificamente o processo de negócio de cada empresa. No mercado ainda há muitas companhias com sistemas totalmente desatualizado na área de telefonia, sem perceberem que é possível otimizar de forma que amplie a comunicação, reduzindo custos, monitorando o atendimento e assim, aumentando as vendas e os lucros.

Além das funções tradicionais de um PABX, existem inúmeras ferramentas que se enquadram a diferentes tipos de expectativa empresarial e diminuindo até o número de atendentes e espera do cliente, com pesquisa de satisfação e um retorno mais imediato nas conversações. Há como aperfeiçoar a comunicação corporativa através de PABX Digital, PABX Asterisk, Software de Gestão da Telecom e atendimento de suporte técnico diferenciado.

Mas, não basta apenas comprar equipamentos, é necessário saber se servirá melhor para o tipo de serviço ou produto trabalhado, e como costuma ser o atendimento a este tipo de cliente. Por isso, ao pensar em tecnologia é necessário também levar em consideração um projeto customizado, que possa agilizar a comunicação e o atendimento da companhia.
 


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