Fusão de digital e presencial é desafio para pequenas em 2021

Fonte: O Globo
27/01/2021
Tecnologia

Em 2020, a pandemia forçou pequenas e médias empresas a acelerarem a digitalização. Neste ano, o grande desafio será consolidar a mentalidade para passar do simples "estar digital", por obrigação, para "ser digital", como modelo de negócio, aponta Marcelo Reis, professor de empreendedorismo e inovação na Fundação Getúlio Vargas e fundador da MR16 Consultoria.

Para o especialista, a estratégia, agora, deve mirar a fusão do presencial com o on-line. No varejo, daqui para frente, a tendência é que os consumidores saiam de casa cada vez mais decididos sobre o que querem comprar, depois de ter feito pesquisas em e-commerces, e se dirijam aos estabelecimentos para tirar dúvidas sobre os produtos.

— A loja física do futuro vai funcionar como um showroom, com foco na experiência do cliente. Isso implica ter um ambiente mais amplo, onde as pessoas possam manusear as mercadorias, e vendedores especializados, capazes de explicar as características dos artigos disponíveis — orienta.

Na internet, as empresas devem buscar se diferenciar da concorrência e melhorar a jornada de compra da clientela, ampliando as opções de meios de pagamentos digitais e destacando uma equipe treinada apenas para atendimento na web.

Outra dificuldade dos negócios em meio à pandemia tem sido a gestão financeira. Segundo Reis, enquanto houver risco de medidas restritivas mais severas, o ideal é optar por um planejamento a cada 15 dias ou um mês, principalmente para quem trabalha com estoque, a fim de evitar perda de mercadorias ou estagnação de capital de giro.


RECEBA NOSSA NEWSLETTER





Desenvolvido por:

Desenvolvido por: