IR deste ano tem maior detalhamento de bens

Fonte: Jornal do Comércio
06/04/2018
Imposto de Renda

O cruzamento das informações da declaração do Imposto de Renda (IR) será ainda mais rigoroso este ano, graças a algumas mudanças tornadas obrigatórias pela Receita Federal em 2018, como a declaração do CPF de dependentes a partir de oito anos de idade, e outras já disponíveis de forma optativa, como a declaração de números de registro de imóveis e de veículos, que serão requisitadas a partir de 2019. 

O maior detalhamento dos bens tem o objetivo de avançar no combate à sonegação e identificação de casos de lavagem de dinheiro. 

As mudanças na declaração sofreram influência dos desdobramentos da Operação Lava Jato e da repercussão dos casos de ilicitudes envolvendo a declaração de rendimentos e bens. Com a ampliação do detalhamento dos bens, a inteligência da Receita Federal espera melhor identificá-los e dar mais consistência à declaração, tendo, assim, mais formas para driblar a ação dos sonegadores e ajudar outros órgãos a identificar casos de lavagem de dinheiro. 

O superintendente adjunto da Receita Federal do Brasil no Estado, Ademir Gomes de Oliveira, ressalta a exigência de mais dados dos contribuintes na declaração do IR este ano. 

"A ideia da Receita Federal é contar com o maior número de dados possível para ter uma pesquisa mais coerente e mais certeira sobre os rendimentos dos contribuintes. Tudo o que estamos buscando irá facilitar o trabalho da Receita. Importante destacar que este ano ainda é facultativo o preenchimento de todos os campos de imóveis e móveis. É mais um aviso de que no ano que vem o contribuinte terá de contar com todas as informações exigidas." 

A Receita lembra que sonegar qualquer imposto é crime e quem não declarar o IR pode receber punição com multas - 1% por mês de atraso, sendo o valor mínimo da cobrança fixado em R$ 165,74 e o máximo podendo chegar a até 20% do imposto devido - e até detenção de até dois anos em regime fechado. 

Dentre os dados pedidos neste ano, ainda em fase experimental, destacam-se endereço de imóveis, matrícula, IPTU, data de compra, além do número do Renavam de veículos. E, dependendo da natureza de cada bem registrado, serão ainda solicitadas informações complementares.


RECEBA NOSSA NEWSLETTER





Desenvolvido por:

Desenvolvido por: